Símbolos

O Estandarte é o símbolo representativo da Associação e, simultaneamente, do Corpo de Bombeiros, que dela faz parte integrante:

a) Bandeira com as cores de amarelo e verde, de forma triangular, alternadamente. O triângulo do lado do mastro será a verde. Opõe-se o emblema da Associação e, com os dizeres “ Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, fundada em 1923”.

b) Emblema composto de Fénix a sobressair da chama, tendo ao centro do corpo um escudo com os cavaleiros da massa encimado pelos castelos. Por debaixo do escudo sobressaem 2 machados.

c) Hino, a determinar por deliberação da Direcção.

d) Lema: “Vida por Vida”.