Homenagem ao Adjunto de Comando Armando Augusto Fernandes

No dia 29 de junho de 2013, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, no âmbito das comemorações de São Pedro, padroeiro desta instituição, distingiu vários bombeiros de acordo com o regulamento das atribuições honoríficas, da liga dos Bombeiros Portugueses, 5, 10, 15, 20 e 25 anos tendo também sido impostas as divisas respectivas as promoções das diversas categorias de elementos do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários, subchefes, bombeiros de 2ª e bombeiros de 3ª, também tiveram lugar as nomeações dos novos elementos de comando, como segundo comandante e adjuntos de comando.

Sendo o momento alto do dia as condecorações atribuídas ao Adjunto de Comando Armando Augusto Fernandes, homenagem e reconhecimento de toda uma vida de dedicação aos bombeiros e às ações humanitárias ao longo de mais de 45 anos (1968 - 2013), Adjunto do Comandante durante mais de 10 anos (1982 – 2013), é de realçar o trabalho de organização, preparação e coordenação para que todos os bombeiros adquirissem o máximo de conhecimento com vista ao cumprimento das suas missões. Contribuiu, assim, de forma inequívoca para o bom desempenho do Corpo de Bombeiros. No termo das suas funções como Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, pelo conjunto de serviços prestados e pelo exemplo dignificante que representa, como forma de reconhecimento, considerando os serviços prestados como relevantes e de muito mérito recebeu ao longo da sua vida diversos louvores e condecorações de onde se destacam as medalhas de serviços distintos atribuídas em 1987 e 2004.

Hoje condecorado com o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, que tem por finalidade galardoar à pratica de actos e serviços relevantes de inquestionável contributo para a causa dos bombeiros, e a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo, Grau Ouro, uma distinção que, de acordo com o regulamento das atribuições honoríficas do Município se destina a premiar os cidadãos que revelem, em serviço de salvação pública, espírito de sacrifício, coragem e abnegação. Foi assim um acto de elementar justiça, neste ano em que cessa funções no Quadro de Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Armando Augusto Fernandes, ficou surpreendido com a cerimónia preparada para assinalar os 45 anos de uma vida dedicada às ações humanitárias, em entrevista a “Onda Livre Radio” disse:

“Eu só soube há 15 dias. Ando cá há 45 anos e nunca vi isto em lado nenhum. O nosso comandante, a direção, a Câmara levaram isto a um ponto que só ontem é que vi a dimensão que ia ter. Não sei se eu mereço tanto, eles dizem que sim”, conta humildemente.

“A bombeira maior aqui é a minha mulher que nunca me faltou a roupa lavada, nunca me desviou de nada, nunca interveio até que comecei a ser bombeiro todos os dias. Tirei muitos cursos, empenhei-me em tudo que havia, depois as coisas foram aparecendo. Fui nomeado Agente de Comando em 91/92, e de lá para cá as coisas mudaram.”.Fonte: ondalivrefm.net

João Venceslau comandante da corporação, enaltece dizendo:

“È um exemplo para todos nós bombeiros, que com este espírito, esta forma de ser e estar conseguimos atingir esse objetivo, que é dos vários que temos quando envergamos esta farda, quando vamos para estas instituições”. Fonte: ondalivrefm.net

Visivelmente emocionado Armando Augusto Fernandes continuará a ser um exemplo a seguir pelos bombeiros desta corporação.