Ambulâncias novas paradas por falta de pagamento estatal

Ao todo são 200 os veículos novos que estão parados há mais de um ano por falta da comparticipação de 80% da verba do Estado ao abrigo do QREN (Quadro de Referência e Estratégia Nacional). A crise e a falta de financiamento estão a deixar dezenas de corporações perto da ruptura e a levar os bombeiros a emigrar.

Por falta da comparticipação de 80% da verba do Estado, ao abrigo do QREN (Quadro de Referência e Estratégia Nacional), existem 200 ambulâncias novas que não são usadas. O processo ainda não foi desbloqueado, mas o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, diz não entender se se trata de “burocracia ou incompetência” a demora por parte do Ministério da Administração Interna na resolução desta questão.

“Fazem-se concursos, encomendam-se as viaturas, elas já estão feitas e, agora, não há dinheiro para pagar aos empresários”, lamenta Jaime Marta Soares, que salienta que a situação dura há mais de um ano.

A estes 200 veículos parados que, por não serem usados, dificultam os meios para socorrer os utentes não urgentes, juntam-se problemas nas corporações, cada vez mais precárias financeiramente.

De braço dado com a crise, a falta de financiamento, deixa 50% das corporações, 200 no total, com dificuldades na tesouraria ou mesmo em colapso financeiro. Algumas já se viram obrigadas a recorrer a despedimentos e à venda de equipamentos, e muitos bombeiros voluntários já abandonaram o País.

Fonte: Notícias Ao Minuto

O seu IP é: 54.226.41.91 Esta a utilizar Unknown - Unknown 16-01-2018