Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /htdocs/public/www/includes/defines.php:1) in /htdocs/public/www/libraries/joomla/session/session.php on line 532 Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /htdocs/public/www/includes/defines.php:1) in /htdocs/public/www/libraries/joomla/session/session.php on line 532 Evitar atropelamentos
Get Adobe Flash player

Evitar atropelamentos

Os idosos e as crianças, devido às suas limitações físicas e psicológicas, continuam a ser as maiores vítimas dos atropelamentos. A não utilização das passadeiras, o excesso de velocidade e a distracção, tanto por parte dos condutores como dos peões, são as principais causas dos atropelamentos.

Assim, os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, aconselham:

1 – Circular com segurança

- Circula sempre nos passeios e coloca-te do lado direito. Deste modo, quem circula do lado de fora do passeio está virado de frente para os veículos.
- Caso não haja passeio, circula do lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem.
- Quando circulares em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, caminha em fila indiana.

2 – Atravessar a estrada

Onde?

- Atravessa sempre a rua num local seguro: na passadeira; na passagem para peões junto a semáforos, em passagens protegidas superiores ou inferiores à via.
- Quando não houver estes locais, escolhe um local onde possas ver ao longe os veículos e onde sejas bem visível para os condutores, de modo a veres e a seres visto.
- Evita locais junto a veículos estacionados, caixotes do lixo, arbustos ou outro tipo de obstáculos, que te possam esconder, assim como junto a curvas e em cruzamentos e entroncamentos sem passagens protegidas.

Como?

- Depois de escolheres o local mais seguro para atravessar, pára antes do lancil ou borda do passeio, ouve e vê bem o trânsito que circula. Verifica se os veículos estão a circular a alta ou baixa velocidade e se estão perto ou longe do local onde vais atravessar.
- Se estiveres para atravessar numa passadeira, coloca-te do lado direito para não te encontrares com os peões, que atravessam no outro sentido.
- Olha à esquerda, à direita e novamente à esquerda para observares quais os sentidos do trânsito e saberes de onde podem surgir os veículos.
- Deixa passar todos os veículos e prepara-te para atravessar, quando todos os veículos tiverem passado ou parado.
- Procura os olhos do condutor e faz-lhe sinal para que ele perceba que pretendes atravessar e espera que ele te ceda passagem. Mesmo assim, confirma se, do outro lado da estrada, não se aproxima nenhum condutor que ainda não te viu.
- Não corras, pois podes tropeçar e cair; atravessa a direito e nunca na diagonal, pois assim permaneces menos tempo na faixa de rodagem.
- Enquanto atravessas, continua a olhar à esquerda até ao meio da via e à direita, desde o meio da via até ao outro lado. Continua a olhar e ver se vem algum condutor com intenção de ultrapassar na passadeira, sem te ver.

3 – Ser visto

Durante o dia

Usa sempre roupa de cores claras ou fluorescentes, durante o dia, como o branco ou o amarelo.

Durante a noite

- Usa material retrorreflector durante a noite, pois és mais visível sob as luzes dos veículos.
- Quando comprares os teus tenis, a mochila e o blusão procura os que têm tiras retrorreflectores visíveis. Usa tiras adesivas retrorreflectores na roupa.
- Se não usares nada que seja reflector, usa qualquer peça branca para estares visível, como mochila, guarda-chuva, etc.
- Para atravessar, escolhe um local bem iluminado para que estejas visível para os condutores.

 

Crianças

Desde pequeninos que os seus filhos tem de aprender noções de transito e de como comportar-se nas ruas para evitar acidentes e atropelamentos. Para isso é essencial que você converse muito com ele sobre este tema, e acima de tudo comece por dar bons exemplos você mesmo.

Assim, os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, aconselham:

- Ensine as regras Circular com segurança, Atravessar a estrada e Ser visto.

- Não permita que uma criança menor de 10 anos atravesse as ruas sozinha, ou não permita até que você tenha certeza de que ela tem capacidade própria de avaliação de segurança. Isso você poderá analisar durante passeios as ruas, observe o comportamento dela e veja se ela é capaz de raciocinar e calcular tempo necessário para atravessar e a sinalização de transito.

- Não deixe seus filhos brincarem nas ruas, em locais movimentados, passeios, estacionamentos de carros, e entradas de garagens.

- Se o seu filho vai a pé para a escola, acompanhe-o até que você tenha certeza de que ele é capaz de ir sozinho, e durante o trajecto estude com ele os pontos críticos, ruas movimentadas, semáforos, sinalização de transito, etc.

- A saída dos veículos é sempre feita para o lado esquerdo.

- Ensine o seu filho a nunca correr para a rua sem antes parar e olhar – seja para pegar uma bola, um brinquedo ou por qualquer outra razão. Correr precipitadamente para a rua é a causa da maioria dos atropelamentos fatais com crianças.

Notas importantes para os pais:

- Crianças têm dificuldade de julgar a que velocidade os carros estão se movendo, a qual distância eles estão e de que direção os sons do trânsito estão vindo.

- Crianças têm problemas para reconhecer e reagir ao perigo.

- Crianças têm opiniões erradas sobre carros. Elas pensam que se elas podem ver o motorista, ele também pode vê-las e portanto parar a tempo.

Fonte: Prevenção Rodoviária Portuguesa, www.prp.pt

 

Comentar


Pesquisar

Portal do Bombeiro

Visitantes

Hoje31
Ontem104
Semana135
Mês1221
Total174758

O seu IP é: 54.226.41.91 Esta a utilizar Unknown - Unknown 16-01-2018

Quem está online
Guests : 48 guests online Members : No members online